Um assistente, também chamado de auxiliar, é alguém que desempenha o papel de suporte a um profissional de vendas. Então, fica mais fácil saber o que faz um auxiliar de vendas, ele ajuda outras pessoas a venderem, correto?
Sim, está correto, mas essa profissão não fica apenas no ato de ajudar vendedores. A função de um auxiliar de vendas engloba mais variáveis do que dar suporte ao vendedor.
Pense nesse profissional como alguém que trabalha atrás dos bastidores do grande palco do mundo das vendas.
Ajudando os atores principais (os vendedores) a trabalharem mais tranquilamente, e oferecendo o apoio necessário à equipe inteira do palco das vendas, garantindo que o show continue sem problemas.
Se você quer entrar na área de vendas, e quer aprender mais sobre como funciona ser auxiliar de vendas, continue com a leitura!
Descobrindo o que é um auxiliar de vendas
Como já foi dito anteriormente, a principal função do auxiliar de vendas é ajudar outros vendedores ou profissionais do setor de vendas, ou seja, diminuir a carga de trabalho do vendedor.
O auxiliar tem como função diminuir a quantidade de trabalho do vendedor, realizando tarefas administrativas de escritório ou organização do local das vendas. Por exemplo, emitir notas fiscais ou arrumar os produtos na prateleira.
Essa profissão também é muito flexível, sendo que nenhum auxiliar irá trabalhar do mesmo modo em duas empresas diferentes.
A razão disso se dá pelo fato de existirem diversas técnicas de vendas, estilos de vendedores, produtos a serem vendidos, tipos de vendas adotadas pela empresa, etc. Esses fatores contribuem em como um auxiliar irá trabalhar no seu cargo.
Por exemplo, se tratando de um auxiliar de vendas internas, ele pode ter mais responsabilidades que envolvam organizar o local de vendas do que um auxiliar de vendas externas teria.
Contudo, como já foi dito nesse texto, um auxiliar de vendas não trabalha vendendo produtos, porém essa não é a única diferença que separa o auxiliar e o vendedor.
O que diferencia o auxiliar de um vendedor?
O que faz o auxiliar de vendas se diferenciar de um vendedor são suas responsabilidades!
A responsabilidade principal de um vendedor é de impulsionar as pessoas a comprarem produtos ou serviços. Aqui, é claro, estamos deixando de lado o objetivo principal do vendedor que é ajudar o cliente a tomar a decisão que o cliente precisa tomar.
Esse profissional consegue atuar de diversas maneiras, seja por conta própria ou para os outros, fazendo vendas internas ou externas, trabalhando pela internet ou em lojas físicas.
Agora a principal responsabilidade de um auxiliar de vendas é facilitar o trabalho de vendedor, ou seja, se foca mais em tarefas que não envolve vender produtos.
Tarefas como realizar cadastros ou atualizar dados de clientes, receber pedidos, fazer amostras dos produtos, cuidar da parte burocrática e outras tarefas de cunho mais administrativo do que negociação com o cliente.
Tocamos bastante no assunto das responsabilidades entre um vendedor e um auxiliar. Agora vamos ver com mais detalhes quais são as responsabilidades de um auxiliar de vendas.
Responsabilidade de um auxiliar de vendas
As responsabilidades de um auxiliar de vendas variam bastante. Afinal de contas, nenhuma empresa vende e trabalha igual a outra, os processos internos são sempre diferentes. Além disso, o tipo de venda adotada pela empresa também influencia quais serão as responsabilidades do auxiliar.
A seguir, vamos listar as possíveis funções que um auxiliar de vendas pode ter a cumprir:
- Registrar informações dentro do sistema da empresa;
- Montar relatórios das vendas;
- Criar apresentações para o vendedor;
- Fazer propostas para clientes;
- Coletar dados de clientes;
- Organizar vitrines e estoques;
- Emitir faturas;
- Arrumar o local de vendas;
- Fazer o controle de vendas;
- Ajudar o time de vendas e oferecer suporte ao cliente;
- Auxiliar o vendedor em sua rotina diária;
- Entrar em contato com o cliente em caso de falta ou erro nos documentos dele.
Agora, talvez, você já tenha noção sobre o que faz um auxiliar de vendas e pretende se tornar um. Mas como se formar nessa profissão?
Descubra como se tornar um bom auxiliar de venda
Se você deseja virar um auxiliar de vendas, existe uma boa notícia: não é necessário ter curso superior completo.
Por outro lado, infelizmente, temos uma má notícia: ter apenas o ensino médio completo não será o bastante para você ter uma vaga nessa profissão.
Por que ter o ensino médio não é o bastante? Pois por mais que essa profissão não solicite um curso superior, a concorrência é bastante acirrada. Ter apenas o ensino médio completo, e nenhuma experiência administrativa ou de vendas, tornará muito mais difícil conseguir uma vaga.
Assim, se você estiver cursando ou terminado um curso em uma faculdade, principalmente um que seja voltado a área de vendas ou administração, é um enorme diferencial para se destacar entre a maioria.
Além disso, saber outra língua também concede mais pontos ao seu currículo, principalmente em empresas multinacionais. Sendo a primeira recomendação, o estudo da língua inglesa, justamente por ela ser a mais usada internacionalmente, inclusive, na internet.
Mandarim também é interessante, pois com o aumento do mercado chinês pelo mundo, muitas empresas buscam pessoas que saibam mandarim.
Você pode até ter a formação necessária para começar nessa profissão, mas também quer saber do salário, certo? Veremos sobre isso a seguir.
Qual o salário de um auxiliar de vendas?
Infelizmente, não existe um padrão nacional que define o salário de um auxiliar de vendas.
Portanto, se você busca um salário específico, faça pesquisas dos salários das empresas na cidade ou estado que você pretende trabalhar como auxiliar.
Agora que aprendeu tudo sobre o que faz um auxiliar de vendas e pretende se tornar um, você ainda sente receio em começar nessa profissão?
Saiba que ser auxiliar de vendas é uma experiência que te ajudará a ficar mais em contatos com o mundo de vendas, ajudando-o a se tornar um grande vendedor no futuro (se assim você desejar).
Portanto, é uma ótima oportunidade para aqueles que pretendem ser vendedores ou querem ter experiência nesse ramo!