Atrair clientes é o objetivo principal de todo vendedor, porém, não são todos os que tem sucesso nesta busca.
O grande segredo para atrair clientes é… Se tornar atraente! Afinal de contas, nós somos atraídos por aquilo que nos é atraente.
Ou seja, a grande pergunta então não é como atrair clientes, mas sim como se tornar atraente para que, então, os clientes venham até você.
Pensando nisso, eu selecionei a seguir várias dicas que poderão lhe ajudar bastante neste objetivo!
Como atrair clientes?
Para que o vendedor possa se tornar atraente, e consequentemente conseguir atrair e captar mais clientes, há algumas dicas a serem seguidas.
1 – Quem são os seus clientes?
Para começar, a primeira coisa que você deve ter claro em mente é sobre qual é o perfil de seus clientes. Aquele que tenta atingir a todos, não irá verdadeiramente atingir a ninguém!
Para isso utiliza-se a definição de “persona”, ou seja, você deve descobrir a sua persona. A persona nada mais é do que a representação do seu cliente ideal. Qual seria o perfil daquele cliente ideal, aquele que você e sua empresa busca atender?
A sua persona deve estar sempre de acordo com o tipo de produto e serviço que você está oferecendo. De nada adianta ofertar um produto que não atende aquele cliente em específico. O principal objetivo de um vendedor deve ser sempre oferecer uma solução ao problema daquele cliente, se você não é capaz de ajudá-lo em seu problema, ele não é a sua persona!
Seja específico na hora de criar sua persona, definindo especificidades, gostos e interesses de seus clientes. Ter este perfil traçado lhe ajudará na hora de atrair os clientes certos até você!
E, uma vez que este perfil tenha sido elaborado, a dica é utilizar das redes sociais para captar cliente que atendam tais requisitos!
2 – Utilize ao máximo as redes sociais!
As redes sociais representam uma importante ferramenta na hora de atrair clientes.
Com o advento da tecnologia, as pessoas passam cada vez mais e mais tempo nas redes sociais, o que as torna o lugar ideal para captar novos clientes. Antes da pandemia, o estimado era de que cerca de 9,2% das vendas de varejo no Brasil fossem digitais, após a pandemia este número subiu para 21,2%.
A expectativa é de que este valor aumente, mostrando o qual importante é para os vendedores se manterem antenados. É importante saber utilizar cada uma das principais redes digitais disponíveis, cada qual oferecendo possibilidades diferentes de captação!
Atualmente, o Instagram é a 3ª rede social mais utilizada do mundo, com mais de 1.3 bilhões de usuários. Além disso, ele também é a rede social ideal para realizar essa aproximação entre marcas e clientes.
E aqui retorno a importância de se conhecer sua persona, pois assim você poderá focar especificamente no grupo que corresponde os seus clientes aqui.
O Instagram possui, em sua grande maioria, usuários jovens, com no máximo 35 anos. Se este público faz parte de sua persona, esta é uma excelente oportunidade para se aproveitar e atrair mais clientes!
O primeiro passo para se aproveitar disso é criando um perfil próprio para seu negócio, seja para sua empresa ou para seu perfil de vendedor. Um perfil de negócios possui acesso a certas ferramentas específicas no Instagram, como por exemplo ser possível identificar o retorno obtido com suas postagens.
Uma vez que se tenha o perfil, o ideal é sempre postar publicações e stories relacionados ao seu serviço/produto. Encare todos os comentários como uma oportunidade para interagir com seus seguidores, sempre retirando dúvidas e os respondendo, criando assim uma boa relação e captando novos clientes!
Já Facebook é, atualmente, a rede social com a maior quantidade de usuários no mundo todo, com mais de 2.8 bilhões!
Facebook e Instagram são rede sociais bastante similares, ou seja, as mesmas dicas acima também se aplicam aqui. Criei uma conta própria para seu negócio, de modo que você tenha acesso a ferramentas exclusivas que uma conta pessoal não possui.
Uma das diferenças entre ambas as redes é que o Facebook permite publicações que não sejam acompanhadas de fotos. Entretanto, a dica é sempre acrescentar imagens nas suas publicações, ou então vídeos. Assim você aumenta seu engajamento, conseguindo alcançar mais pessoas e atraindo mais clientes!
YouTube
O YouTube é a segunda rede social com a maior quantidade de usuários, sendo ao todo cerca de 2.9 bilhões!
Mesmo em segundo lugar no ranking, o YouTube lidera como a maior plataforma de vídeos na Internet. Além disso, estudos comprovam que cerca de 64% dos consumidores conferem vídeos do produto antes de fechar negócio!
A dica aqui é ficar atento ao formato de vídeo que você planeje produzir. É bastante comum encontrarmos vídeos instrutivos de marcas sobre o seu próprio produto. Tutoriais, reviews e vídeos para tirar dúvidas sobre o produto são boas opções para atrair novos clientes e usuários até você.
Além disso, ainda é possível linkar estes vídeos no Instagram e no Facebook, realizando essa conectividade entre as redes sociais.
Apesar de não estar entre as principais redes sociais do país, ainda assim é possível encontrar boas oportunidades (e clientes) através do LinkedIn.
Por se tratar de uma rede social mais “série”, todas as principais empresas do país e do mundo possuem uma conta oficial no LinkedIn, a qual é acessada diariamente por seus representantes. A proposta do LinkedIn é justamente realizar essa ligação entre empresas e funcionários, sendo uma oportunidade perfeita para atrair novos clientes.
O LinkedIn proporciona uma ferramenta para a publicação de artigos, lhe permitindo espalhar seu conhecimento sobre determinado assunto e se tornar uma referência na área.
Novamente eu reforço da importante de conhecer sua persona, pois, enquanto o Instagram reúne um público mais jovem, o LinkedIn tem como foco um público mais profissional.
Se sua persona se encontra majoritariamente pelo LinkedIn, a dica é criar um conta na rede e começar a utilizar suas ferramentas para construir sua marca/seu nome, e assim poder atrair novos clientes até você.
O seu site próprio
Além de todas as redes sociais, é também importante ter o seu próprio site, e saber utilizar o Google como um aliado!
O Google não se configura como uma “rede social”, porém ele é acessado diariamente por milhões de pessoas ao redor do mundo. Sempre que um usuário pretende pesquisar por um produto, ou uma informação, ele utiliza o Google para isso. E se você estivesse entre os primeiros resultados dessa pesquisa?
A ferramenta responsável por ranquear os artigos na primeira página do Google é chamada de SEO, que pode ser descrito como um conjunto de técnicas responsáveis por otimizar um artigo de seu site, e colocá-lo nas primeiras posições em pesquisas.
Seu site deve conter artigos relacionados ao tipo de produto/serviço que você está ofertando aos seus clientes. A dica é não se ater somente a artigos de vendas, mas também informativos, tais como tutoriais e retirando dúvidas.
Assim você não apenas se mostra como referência na área, como também consegue um melhor posicionamento nos sites de pesquisa!
3 – Parcerias são importantes
Buscar por parcerias é uma ótima oportunidade para atrair novos clientes.
A dica aqui é buscar por parceiros que ofereçam produtos similares, ou complementares, ao seu, de modo que seja algo benéfico à ambos. Se os parceiros já tiverem construído um nome no mercado, melhor ainda, pois isso será uma boa oportunidade para promover ainda mais sua marca e produto.
Direcionando estas parcerias para as redes sociais, uma boa opção é ir atrás de influencers, seja para realizarem lives em conjunto, ou para que eles possam divulgar seu produto a seus seguidores.
Isso fará com que seu alcance seja maior, e consequentemente você consiga atrair novos clientes!
4 – Vá além do virtual
Estar sempre presente virtualmente é importante, mas este não deve ser o seu único foco.
Para criar networking, e estar sempre atraindo novos clientes, é importante participar de eventos e seminários. Sempre busque por eventos que sejam baseados na sua persona, assim você poderá se reunir com seu público alvo e manter um maior contato.
Mas claro, mesmo que inicialmente determinadas pessoas não correspondam ao seu perfil de clientes, é sempre importante manter uma boa relação, tanta para indicações quanto pela possibilidade delas se tornarem clientes no futuro!
5 – A primeira impressão é a que fica!
Você com certeza já ouviu antes a expressão de que “a primeira impressão é a que fica”, e ela também se aplica ao seu primeiro contato com seu cliente.
Seja pessoalmente ou virtualmente, é importante passar uma boa primeira impressão ao cliente, de modo que ele possa ser fidelizado. Mesmo que o primeiro contato não se transforme em um fechamento, se bem feito, fará com que o cliente retorne até você no futuro!
6 – Foco total no cliente e no atendimento
Aliado a dica acima, o foco sempre deve ser total no cliente que você está atendendo. É importante demonstrar ao cliente que ele é a sua prioridade!
Um atendimento ruim pode fazer com que um negócio não seja fechado mesmo que o cliente, inicialmente, desejasse aquele produto. Para focar no cliente é importante que o vendedor tenha empatia e saiba ouvir.
Um atendimento é o momento em que o cliente irá compartilhar suas dores e seus problemas, cabendo ao vendedor saber ouvi-lo atentamente, para só então mostrar que possui a solução ao seu problema.
Para melhor se aprofundar em como realizar um bom atendimento, eu aconselho a leitura deste artigo:
Características de um bom vendedor
7 – O pós-venda deve sempre ser priorizado
Uma vez que você tenha conseguido atrair novos clientes, e até mesmo fechado venda com esses clientes, o contato com eles não se encerra aqui!
O pós-venda é uma etapa importante, sendo ela a responsável por manter contato com estes clientes no futuro. Um vendedor que demonstra interesse no pós-venda, e na experiência do cliente com aquele produto/serviço, se destaca bastante no mercado.
Criar esse vínculo com o cliente é importante para manter o canal de conversas aberto para o futuro, assim há sempre a possibilidade do cliente retornar até você, bem como vir a indicar novos clientes!
Um bom vendedor foca tanto em atrair novos clientes, quanto em manter um bom relacionamento com os antigos!