É desejo de todo gestor e líder de equipe entender a maneira correta para aumentar o faturamento de sua empresa. O que pode parecer um desafio inalcançável de início, com experiência – e bastante persistência – acaba por tornar-se realidade.
Entretanto, é importante salientar que não há uma fórmula mágica para isso, e que o faturamento de sua empresa, normalmente, não irá aumentar da noite para o dia. Requer bastante trabalho duro!
Neste artigo eu separei algumas dicas que irão lhe auxiliar quanto a este objetivo, e lhe ajudarão a aumentar o faturamento de sua empresa de uma vez por todas!
Faturamento ou lucro?
Antes de passarmos a falar sobre como aumentar o faturamento de uma empresa, é importante diferenciarmos o faturamento do lucro!
O foco deste artigo é o faturamento, ou seja, aquele montante específico que sua empresa acumulou em um determinado período. A principal diferença entre faturamento e lucro é que, ao falarmos de faturamento, não estamos descontando todos os gastos e despesas que a empresa possui, mas apenas o montante que ela adquiriu.
Já o lucro seria o equivalente ao faturamento após descontar todas as despesas que a empresa possui. Exemplificando melhor, consideremos que, no período de um mês, a empresa possui um faturamento de 100 mil:
Faturamento = R$ 1000.000,00
Neste mesmo período, ela possui gastos de 30 mil:
Gastos = R$ 30.000,00
Assim sendo, seu lucro seria de:
Lucro = Faturamento – Gastos = 100.000 – 30.000
Lucro = R$ 70.000,00
Este seria o valor de lucro em sua empresa dentro do período analisado. Entretanto, neste artigo não irei focar no lucro, mas sim no faturamento de sua empresa, e no que você pode fazer para o aumentar.
Dicas para aumentar o faturamento de sua empresa
A seguir eu selecionei 9 dicas que irão lhe ajudar a aumentar o faturamento de sua empresa, desde que você se atenha a elas e tenha persistência para colocá-las em ação!
1 – Foco nos clientes
Antes de mais nada, para aumentar o faturamento da empresa é necessário realizar mais vendas, e para realizar mais vendas o foco deve sempre ser direcionado aos clientes!
Apesar de parecer algo óbvio, o desafio está justamente em como aumentar o seu número de clientes.
O primeiro passo aqui é descobrir qual o seu nicho, ou seja, quem são os seus clientes. É um erro pensar que seu produto pode ser vendido para qualquer cliente, a dica é identificar seu nicho específico e focar nele, realizando seus esforços para aqueles clientes. Para entender melhor sobre como identificar seu nicho, eu lhe aconselho a leitura do artigo:
Segmentação de Clientes: Tipos + Passo a Passo!
Após entender qual é o seu público, o próximo passo é saber onde encontrá-lo, de modo a fazer uma prospecção. Utilizar as redes sociais é um excelente ponto de partida, e eu focarei melhor nelas mais abaixo.
Uma vez que você entenda mais sobre seu nicho, e onde encontrar seus clientes, é possível começar a focar em estratégias específicas para se aproximar, de modo a conquistar sua confiança. Antes de pensar em vender, o vendedor deve saber como se aproximar do cliente, de modo a construir uma relação de confiança, pois somente assim ele estará apto para fechar uma venda.
Para melhor entender como se aproximar e atrair clientes, você pode conferir:
Você vende menos do que gostaria por que seu cliente não consegue decidir!
Comprar algo, seja um produto ou um serviço, é um ato de coragem, que exige bravura por parte do cliente!
Quando o cliente compra, ele está visualizando que aquilo lhe trará algo de bom, mas não há como ele ter certeza. Ele precisa primeiro comprar, para somente depois avaliar se foi ou não bem sucedido em sua compra, e daí vem o ato de coragem.
Assim sendo, é possível dizermos que, o que lhe impede de vender mais, é justamente esta indecisão do cliente. Além disso, nos tempos pandêmicos, tal insegurança se intensificou ainda mais.
Tenha em mente que nos tempos atuais você estará vendendo para pessoas inseguras, que não possuem certeza de mais nada. É missão dos vendedores consultivos fazer com que os clientes deem o próximo passo na compra, reassegurando que aquele produto é realmente o ideal para eles, pois isso torna-se algo que os clientes não mais conseguirão fazer sozinhos.
2 – Aumente o seu ticket médio!
Para aumentar o faturamento de sua empresa a dica aqui é sempre buscar maneiras de aumentar o seu ticket médio, mas antes, é importante ter noção do que ele significa para você e para sua empresa.
É através do ticket médio que você consegue ter um controle sobre o rendimento de suas vendas, sendo assim, quanto maior ele for, mais seus clientes estarão gastando com você.
Ao realizar o cálculo do ticket médio de sua empresa você saberá a quantia exata que cada cliente tem gasto, sendo este um ponto de partida importante para definir metas e agir a partir delas. Além disso, você também saberá responder perguntas tais como:
- Devo ir atrás de novos clientes? Ou devo direcionar meu foco para clientes já fidelizados, de modo a aumentar o ticket médio deles?
O cálculo do ticket médio não é complexo, e é necessário que você o realize antes de mais nada. Você pode conferir o passo a passo para este cálculo através do artigo abaixo:
Ticket Médio: Aprenda a Como Calcular!
3 – Foco nas estratégias de marketing utilizadas
Toda empresa necessita ter uma boa estratégia de marketing, pois somente assim será possível se aproximar de seus clientes!
Por isso é tão importante segmentar seus clientes, e entender onde eles se encontram, pois somente assim você poderá criar estratégias direcionadas a eles. Não adianta de nada, por exemplo, criar estratégias de marketing em jornais e revistas, se o seu público não consome estes meios de informação!
Além de ter foco de marketing específico para cada nicho, o marketing digital jamais pode ficar de fora de nenhuma estratégia que vise aumentar o faturamento de uma empresa. Atualmente vivemos na era da informática e da tecnologia, onde cada vez mais e mais clientes se encontram conectados a rede.
Deste modo, é importante criar estratégias de marketing focadas no mundo digital, e inicialmente não há necessidade de que sejam estratégias enormes e extremamente elaboradas. A criação de um perfil comercial nas principais redes sociais, de modo a compartilhar informações, fotos e depoimentos sobre seus produtos, é um excelente ponto de partida.
Importante também ter em mente que, quando falamos em marketing digital, não nos referimos apenas a redes sociais, mas também a utilização de e-mail e WhatsApp. Quão mais abrangente for seu marketing, desde que direcionado ao seu nicho, maior será a chance de que mais clientes cheguem até você!
4 – Sempre monitore sua concorrência
A menos que você comercialize um produto inédito, proveniente de uma patente, é de se esperar que haverão concorrentes. Você deve sempre ter uma estratégia em mente para lidar com a concorrência.
Vale lembrar também que há concorrentes diretos (que comercializam o mesmo produto que você) e indiretos (com produtos similares ao seu, mas que resolvem o mesmo problema do cliente), e é importante desenvolver estratégias para ambos.
Qual será sua estratégia para com os concorrentes? Ou seja, qual o diferencial que você poderá oferecer aos seus clientes que eles não terão acesso em seus concorrentes?
Provavelmente o “preço mais baixo” é o que lhe vem em mente, mas ele não é o único (e nem o mais importante) diferencial. A dica aqui é que você consiga variar para além do que apenas o preço, e realmente oferecer diferenciais ao seu cliente.
O que oferecer irá depender exclusivamente de seu produto e condições de trabalho, mas há sempre espaço para inovações. Melhores condições de pagamento, produtos extras e abordagens específicas para cada cliente são diferenciais válidos.
Abaixo eu separei algumas ideias de promoções que poderão lhe ajudar nesta linha de raciocínio, porém é importante também ter em mente que a própria abordagem do atendimento ao cliente pode se tornar um diferencial!
5 – Realize boas promoções
Se o seu objetivo é aumentar o faturamento de sua empresa, você deve sempre apostar em boas promoções!
Promoções não necessariamente estão focadas apenas em abaixar o preço, pois há muitas ramificações aqui as quais você pode seguir. Além disso, engana-se quem pensa que ao baixar o preço de um produto você estará “perdendo” com isso, pois o objetivo é justamente estimular a venda, e atrair novos clientes.
Neste cenário, o preço pode até baixar, mas com certeza você irá aumentar o faturamento de sua empresa!
E como dito, uma promoção não necessariamente precisa estar associada apenas a um preço mais baixo, há várias caminhos os quais você pode seguir, tais como:
- Compre o produto X e recebe desconto no produto Y;
- Na compra de X produtos, o frete é gratuito;
- Na compra de 3 produtos, o 4º é por nossa conta!
Como você pode perceber, uma promoção não se resume apenas a um desconto bruto, é possível inovar sempre de acordo com suas pretensões e objetivos. Para entender melhor sobre como inovar durante as promoções, e aumentar o faturamento de sua empresa, você pode conferir o artigo:
Ações de Vendas Criativas: 11 Estratégias Para Usar!
6 – Foco no upselling
Ainda como foco nas promoções, o upselling é uma excelente estratégia para aumentar as vendas, e consequentemente o faturamento da empresa!
Para quem não está familiarizado com o termo, o upselling pode ser descrito como uma “venda melhorada”. Ou seja, quando o cliente está prestes a comprar um determinado produto, é a oportunidade perfeita para que o vendedor o apresente a uma versão melhorada daquele produto, a qual o cliente não havia considerado anteriormente.
Para exemplificar melhor a ideia do upselling, confira alguns exemplos onde ele pode ser aplicado:
- O cliente pretende comprar uma determinada peça de roupa? Você pode oferecê-lo uma peça melhor e mais atual do que a que ele tem em mente;
- O cliente pretende comprar um determinado software para ajudá-lo em seu trabalho, ou para ajudar sua empresa? Versões atuais são lançadas com frequência, caso haja uma versão atualizada do software que o cliente procura, ofereça-o;
- O cliente busca um determinado veículo para atender as suas necessidades? Mas será que aquele é realmente o melhor veículo para o cliente? Não haveria um outro automóvel, uma versão mais recente, que lhe poderia ser mais útil?
Para aprofundar melhor no conceito de upselling, você pode conferir o artigo:
Cross e Up Selling: Como utilizá-los ao seu favor!
Cabe ao vendedor entender se uma versão melhorada daquele produto será mais benéfica ao cliente, e isso somente estará claro durante as conversas e interações entre ambos.
7 – Utilize a tecnologia como uma aliada
Atualmente nós vivemos na era da tecnologia, então utilizá-la como aliada para aumentar o faturamento de sua empresa é extremamente importante!
A tecnologia pode ser utilizada não apenas no quesito do marketing digital, apesar desta utilização ser vital, mas também para a própria organização da empresa. Há vários softwares e planilhas digitais que possuem o intuito de facilitar o processo de vendas, bem como a própria organização empresarial.
Através de tais aplicações é possível um maior controle no fluxo de caixa, gerenciar e analisar todos os clientes, o estoque disponível, a emissão de notas fiscais, e quaisquer outras necessidades que surgirem e se tornarem essenciais.
É chegada a hora de aposentar a caneta e o bloquinho de notas, e utilizar a tecnologia presente ao seu favor!
8 – O foco principal deve estar em sua equipe de vendas!
Um dos principais motivos que fazem com que você não consiga aumentar o faturamento de sua empresa está justamente na sua equipe de vendedores!
Vendas é uma das poucas áreas de uma empresa que não tem escola, ou seja, que não possui uma formação clara para sua atuação. Você não contrataria um profissional para o financeiro que não obtivesse uma formação em finanças, porém não há uma “escola para vendedores”.
Ninguém entraria em um avião onde o piloto não possui experiência, ou gostaria de ser atendido por um médico sem uma vasta experiência naquela área. Para aumentar o faturamento de sua empresa, seu foco deve sempre estar na sua equipe de vendas, em profissionalizar seus vendedores e torná-los profissionais capacitados.
Apesar de não haver uma escola específica para a formação de vendedores, é possível encontrar cursos que irão profissionalizar toda sua equipe.
Com mais de 30 anos de atuação no mercado de vendas, aqui mesmo, através do nosso curso de Venda Consultiva® Online, é possível adquirir conhecimento o suficiente para que sua equipe não seja composta de amadores, mas sim de profissionais devidamente capacitados.
No link abaixo você pode conferir sobre o curso de Venda Consultiva® Online, e todos os 12 módulos que engloba, e começar de uma vez por todas a dar o primeiro passo em direção ao sucesso de sua empresa!
A única razão pela qual você perde uma venda, é porque você não ajudou suficientemente seu cliente a decidir. Ajudar o cliente a decidir é o que faz a pessoa comprar, e comprar é tudo o que queremos!