Você sabe a principal diferença entre vender para B2B e B2C?

Veja agora Técnicas Consultivas exclusivas que apontam a diferença essencial entre os mercados B2B e B2C e como você pode se destacar em ambos.

Qual a diferença entre vender para consumidores finais (B2C ou “Business to Consumer”) ou vender para corporações ou empresas (B2B ou “Business to Business”)? Além de aprender a diferenciar estes dois conceitos, você terá acesso a Técnicas de Venda Consultiva exclusivas neste post. Imagine a seguinte situação: você vende para consumidores finais, mas teve uma oportunidade para vender para uma empresa. Como você não gosta de perder oportunidades, você vai lá e faz a sua apresentação. Através de muito esforço, você dá o seu melhor, mas o resultado não é o que você esperava, ou seja, infelizmente a venda não foi feita. Você consegue perceber aonde estava o seu erro? Talvez você não tenha conseguido se explicar de forma clara o bastante ao cliente.  Ou talvez você seja especialista em vendas ao consumidor e, ao mudar o foco para vendas corporativas, não obteve êxito. Sabe por que isso acontece? Porque esses universos são muito diferentes um do outro e cada um possui suas especificidades. A única forma de você sair dessa encruzilhada é perceber as particularidades de cada um. Se você não sabe por onde começar, a venda consultiva pode te ajudar. Anote esta dica exclusiva e coloque-a em prática para melhorar seus resultados já em sua próxima visita. Quando você faz uma venda para o consumidor final ou B2C, há poucos decisores e influenciadores dentro do processo de negociação. Dessa forma, o processo de decisão é mais rápido. Já no caso de vendas para corporações e empresas ou B2B, você já deve ter notado, que a venda é feita sobre a influência de vários decisores, tornando o processo de decisão bem mais complexo. Por isso, se você quiser se destacar a partir de agora no seu mercado, confira mais esta dica de venda consultiva

As duas variáveis da venda B2B e B2C

Pense sempre nestas duas variáveis.

1- Se você está focado no B2C

Procure descobrir primeiro, qual é a grande dificuldade e problema que esse cliente está experimentando na empresa e que, ao adquirir o seu produto ou serviço, será resolvido?
Foque em resolver essa questão do cliente. Crie um clima de confiança, aborde a dificuldade e mostre a ele a solução.

2- Se você irá fazer uma venda B2B

Pense primeiro quantos influenciadores estarão nessa negociação e quantos decisores irão influenciar no sucesso da venda: como Marketing, Recursos Humanos, Finanças, etc.  
Quem estará envolvido e quem será diretamente impactado pela sua solução?
Essas questões são essenciais para uma boa preparação e, consequentemente, uma reunião mais produtiva e rentável para ambos os lados. Prepare-se com maestria sempre e você verá que vender bem é mais fácil! Leia também: A técnica nº1 para conduzir as visitas de vendas que a maioria dos vendedores esquecem Alberto Couto http://bit.ly/2MgRwki

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