4 motivos para aprender sobre Venda Consultiva®

Retenção de clientes, novas indicações e aumento do ticket médio: conheça esses e outros motivos para trabalhar com Venda Consultiva®.

Empresas que já apostam há algum tempo na Venda Consultiva® não tem do que reclamar, pois, a médio e longo prazo os resultados são notáveis.

Isso se deve a qualificação dos vendedores, que ao estarem verdadeiramente preparados para entender o que os clientes precisam, conseguem oferecer soluções sob medida.

Ao final, todos saem ganhando: seu negócio vende mais, clientes saem satisfeitos, assim como seu time de vendas. Quer saber como e por que isso acontece? Confira este artigo com 4 motivos para apostar na Venda Consultiva®.

Leia também: O que é Venda Consultiva®?

Retenção de clientes

Um vendedor consultivo se diferencia de um pracista comum por vários motivos.

Isso porque, ao invés de trabalhar com abordagens meramente comerciais, a partir de apelos como “conheça nossas promoções”, “venha conferir nossos novos produtos”, a Venda Consultiva® é um processo consideravelmente mais qualificado.

Nesse estilo de venda, existe uma preocupação profunda por parte do vendedor em compreender quais são as “dores”, os problemas e as necessidades das pessoas, para então lhes oferecer a solução.

A partir desse diagnóstico e na condição de especialista no produto que oferece, o vendedor apresentará uma solução altamente personalizada que, de fato, vá atender o cliente. Naturalmente, o público sabe reconhecer esse bom atendimento e a empresa poderá perceber, na prática, uma maior retenção de clientes – algo almejado por qualquer negócio. Afinal, a venda para quem já é cliente envolve menos custos e é mais facilmente efetivada.

Mais indicações

Cliente satisfeito também é sinônimo de mais indicações e não somente retenção.

Em outras palavras, é de esperar que quem compra e sai satisfeito, indique seus serviços e produtos para outras pessoas.

Para se ter ideia do quão decisivo é o chamado marketing de recomendação, pesquisa realizada pelo SPC São Paulo revela que 90% das pessoas buscam conhecer a experiência de outros clientes antes de efetivar uma compra.

Identificação de oportunidades

Outra grande vantagem da Venda Consultiva® é conhecer em profundidade os clientes e, a partir disso, conseguir identificar oportunidades.

Em vendas B2B, por exemplo, quando um vendedor consultivo passa a estabelecer relacionamento com representantes da empresa, ele tem a possibilidade de conhecer detalhes sobre sua operação.

Dessa forma, se em um primeiro momento ele parte com a intenção de vender o produto “X”, em seguida começa a vislumbrar outras oportunidades de vendas adicionais para os produtos “Y” e “Z”.

Tudo isso graças a sua abordagem consultiva, voltada a qualificar continuamente os laços estabelecidos com os clientes.

Aumento do ticket médio

Falamos há pouco sobre a necessidade de qualificar continuamente o relacionamento estabelecido com os clientes.

Na prática, isso traduz não somente em retenção e novas indicações, mas também no aumento do ticket médio.

É como se depois de construir uma imagem de confiabilidade e autoridade no mercado em que atua, sua empresa crescesse em credibilidade e passasse a ocupar a posição de um parceiro capaz de oferecer continuamente o que os clientes procuram.

Com o artigo de hoje, esperamos ter conseguido demonstrar 4 bons motivos para apostar na Venda Consultiva®. Como você mesmo pôde acompanhar, são muitas as vantagens relacionadas a essa abordagem.

E para você que ficou interessado e quer saber como qualificar seu time de vendas para atuar de forma consultiva, temos mais uma dica para você: conheça os cursos e qualificações da Alberto Couto treinamentos. Com mais de 35 anos estudando os aspectos comportamentais do trabalho de vendas, temos a solução que você precisa!