Dar um retorno de um trabalho bem feito, através de um feedback positivo, pode ter grandes efeitos tanto para quem recebe o elogio quanto para a empresa como um todo!
São vários os benefícios que um feedback positivo pode ocasionar em alguém, desde o aumento de moral até uma demonstração de que ela é notada. Alguém que realiza um bom trabalho, mas não recebe um reforço positivo sobre isso, pode nunca mais voltar a realizar aquele trabalho tão bem assim!
Ao reforçar o bom trabalho de alguém essa pessoa quer mostrar cada vez mais que é digna deste feedback positivo, e irá continuar fazendo um bom trabalho!
A seguir eu lhe mostrarei um pouco mais sobre a importância do feedback positivo, e qual a maneira correta de fazer este feedback!
A importância do feedback positivo
É normal nos sentirmos mais dispostos quando somos valorizados, quando nosso esforço e bom trabalho não passa despercebido. No meio dos elogios, e do feedback positivo, o nosso trabalho realmente chega a melhorar!
O estudo foi feito e publicado pela Harvard Business Review, onde é comprovado que elogiar, e dar feedback no trabalho de seus colegas é benéfico tanto para eles quanto para o desempenho da equipe. No estudo é ressaltado que, quando alguém menciona seu trabalho de maneira positiva você passa a sentir que seu trabalho tem um significado, e com isso rende mais nele.
O objetivo não para por aí, mas a ideia é criar um ciclo positivo dentro da equipe, onde todos se sintam motivados em seu trabalho. Além disso, o feedback também pode ser considerado como uma fagulha, sendo ele o ponto de partida para o profissional buscar crescer e se aprimorar cada vez mais em sua posição!
Já o oposto, ou seja, a falta de feedback, pode ter efeitos negativos para a moral de todos os envolvidos. Em um ambiente de trabalho onde o profissional não se sinta valorizado, seu desempenho irá oscilar, pois ele não sabe se está atendendo ou não as expectativas!
Feedback Positivo vs Feedback Negativo
Há dois tipos de feedback, o positivo e o negativo. É importante não confundir o feedback negativo com críticas, pois ele deve ser feito com o intuito de buscar a evolução do funcionário para um aspecto em específico.
Enquanto um feedback positivo tem como intuito reforçar um acerto, o negativo busca destacar um erro, mas reforçando alternativas e maneiras de se evoluir para que ele não se repita. O objetivo principal dos dois é a evolução do funcionário!
Apesar de ambos os feedbacks serem importantes, o foco deste artigo será exclusivamente no positivo. Quando se passa um feedback positivo para um funcionário, se obtém um maior resultado do que quando se usa um feedback negativo.
Entretanto, da mesma maneira que um feedback negativo não consiste apenas em criticas, um positivo também não se resumo a elogios vazios. Esta é uma armadilha que você deve evitar cair, os elogios de plástico!
Cuidado com os elogios de plástico!
Um feedback positivo não se resume simplesmente a elogios vazios, ou aos “elogios de plástico”!
Exemplos de elogios de plástico são:
- “Estou muito feliz que você trabalha comigo”;
- “Eu agradeço a Deus o dia que você veio trabalhar comigo”.
Estes elogios são considerados “de plástico” pois são vazios, eles não possuem um significado real por trás. Para se configurar como feedback, deve existir um motivo concreto por trás do elogio, preferencialmente sobre algum trabalho bem feito.
Algo como “Estou muito feliz que você trabalha comigo” é vazia, sem um motivo concreto por trás, podendo ser interpretada mais como bajulação do que como um elogio sincero. Ninguém gosta, muito menos se sente confortável, de trabalhar ao lado de um bajulador!
Como dar um feedback positivo
Para não cair na armadilha do elogio de plástico, e realmente conseguir passar um feedback positivo, eu separei algumas estratégias que devem ser seguidas!
1 – Escolha o momento ideal
Antes de mais nada, a primeira coisa a se ter em mente é que um feedback deve ter um motivo concreto por trás, ele nunca deve ser feito apenas por fazer.
Um feedback deve ser feito a partir de algo bem feito que você enxergou o funcionário realizando, mesmo que nem mesmo ele tenha se atentado para aquilo, como por exemplo:
- “Sabe quando você atende seu telefone no primeiro toque quando o cliente te liga? Eu queria te dizer que estou muito orgulhoso disso, pois isso reforça essa ligação de confiança com o cliente, além de você estar ajudando nossa empresa a ser mais querida no mercado!”
Este é um feedback positivo honesto, tendo como base uma ação que o funcionário provavelmente tomava instintivamente. Quando você retorna um feedback positivo de um aspecto que nem mesmo o funcionário havia percebido, ele se sente muito mais motivado para repeti-lo, pois agora ele sente que seu esforço está sendo observado e recompensado!
Além disso, outro ponto importante à se atentar é quanto ao lugar onde irá ser feito o feedback. É normal que um quadro de funcionários conte com pessoas introvertidas e extrovertidas, sendo dever do gestor saber diferenciá-las. Isso é importante pois nem todos sabem receber um feedback positivo em público, sendo mais aconselhável fazer isso em particular.
Assim, cabe ao líder estar apto tanto para analisar os acertos dos membros de sua equipe, de modo que ele seja capaz de realizar feedbacks individuais, quanto analisar o melhor local para realizá-los. Para melhor entender sobre os deveres e competências de um bom líder, eu lhe aconselho a leitura do artigo:
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Durante o feedback, considere também o quão ansioso o funcionário estará, tendo em mente que ele ainda não sabe o que você dirá. O ideal é que o feedback positivo seja passado em tom cordial, introduzindo o assunto sem delongas, com você citando exatamente as tarefas em que ele obteve um maior destaque e evolução, fazendo por merecer este feedback.
Deste modo é possível finalizar a reunião com você deixando claro suas expectativas para com a evolução do funcionário, o que lhe dará uma maior motivação para continuar evoluindo cada vez mais!
2 – Reconheça o esforço
Na hora de realizar um feedback positivo, é importante saber reconhecer todo o esforço que o funcionário teve para alcançá-lo.
Um exemplo que ilustra bem isso pode ser referente a uma determinada atividade teoricamente simples, mas que o funcionário tenha encontrado dificuldades iniciais para realizá-la. Uma vez que ele esteja a realizando bem, reconhecer seu esforço é importante, independente do nível de dificuldade daquela atividade!
Utilize este momento para citar também a evolução que ele obteve, comparando seu primeiro contato para com aquela tarefa, com como ele está atualmente. Esse feedback fará com que ele se sinta motivado a continuar sempre evoluindo cada vez mais, até estar apto a realizar atividades muito mais complexas e avançadas.
Uma dica importante aqui é não focar seu feedback positivo em comparações entre um funcionário e outro. O feedback deve sempre ser algo pessoal, não leve parâmetros de outra pessoa em consideração quando for fazê-lo!
3 – Cite exemplos reais
A melhor maneira de contextualizar um feedback positivo é através de exemplos reais, em específico daquela pessoa com quem você está dialogando.
Vale reforçar que o objetivo principal de um feedback positivo é reforçar e dar continuidade a um trabalho que vem sendo bem feito. Um feedback do tipo “Estou gostando do seu trabalho, continue assim”, não apresenta o mesmo efeito do que algo específico, pois dá a impressão de ser apenas uma frase-feita, um elogio padrão.
Apresentar feedbacks genéricos ou muito gerais não irão apresentar os mesmos resultados de feedbacks mais específicos. Um bom exemplo disso é o já citado acima, do funcionário que não demorava em atender suas ligações. Este é um feedback positivo bastante específico, que se adéqua aquela pessoa em especial.
A dica aqui é sempre observar as ações individuais de cada membro em sua equipe, de modo que você possa buscar feedbacks construtivos para cada um deles!
4 – Faça um feedback com certa periodicidade
Outro fator muito importante é sempre manter uma periodicidade na hora de realizar um feedback positivo!
De acordo com estudo da Harvard Business Review apresentado acima, os efeitos de um feedback positivo são logo notados, elevando a moral e contribuindo para o crescimento de toda a equipe. Porém, um erro que a maioria das empresas acaba cometendo é transformar os feedbacks em ações esporádicas.
O feedback não deve ser transformado em um grande evento, sendo que, na verdade, o ideal é se criar uma “cultura do feedback” na empresa. Assim seria possível passar feedbacks constantes para os funcionários, de modo que eles sempre busquem por evolução.
Mesmo não se tenha algo em específico para apontar, é preferível reforçar uma boa ação que vem sendo feita, ou mesmo um serviço recente que tenha sido bem executado. Dessa maneira você demonstra que continua sempre atento ao trabalho de sua equipe!
5 – Mantenha-se aberto a receber feedbacks!
Além disso, é também é importe não apenas saber passar feedbacks, mas também saber, e abrir espaço, para recebê-los!
O relacionamento entre um bom líder e sua equipe deve sempre ser visto como uma via de mão dupla. Ou seja, da mesma maneira que você deve estar disposto e preparado para realizar um feedback positivo, sua equipe também deve ter esta mesma liberdade!
Seguindo essas dicas será possível criar um melhor ambiente para toda a equipe, onde cada funcionário poderá evoluir cada vez mais com os feedbacks recebidos!