Ações de Vendas Criativas: 11 Estratégias Para Usar!

Na busca para alavancar vendas, recorrer a ações criativas pode acabar se tornando um bom caminho a ser explorado.

A missão do gestor é buscar sempre bater metas e alavancar suas vendas, porém é do conhecimento geral que não há fórmulas fáceis para o sucesso. É necessário trabalho duro, um método comprovado e dedicação, bem como se utilizar de ações de vendas criativas que poderão auxiliar neste objetivo.

Neste artigo eu separei para você algumas das principais ações que você pode colocar em prática e que lhe ajudarão neste objetivo!

Ações de vendas criativas para colocar em prática

Ações de vendas criativas para colocar em prática
Confira abaixo 11 estratégias de vendas criativas para colocar em ação – Fonte: RVB Balões e Infláveis Promocionais

As ações de vendas criativas são sempre focadas no sucesso das vendas, visando aumentá-las. Exatamente por isso faz-se necessário trabalhar bem nas estratégias a serem adotadas e que, por mais que abaixo eu lhe apresentarei algumas boas estratégias para colocar em uso, o ideal mesmo é usar a expressão “criativas” ao máximo e desenvolver você mesmo suas abordagens!

Ou seja, utilize as ações de vendas criativas descritas abaixo como um ponto de partida, e busque sempre adaptá-las a sua estratégia!

1 – Comece conhecendo tudo sobre o seu produto/serviço

Antes de mais nada, é de extrema importância que você conheça muito bem o produto/serviço que está oferecendo!

Um produto tem inúmeras características, sendo que a maioria delas podem ser encontradas em um manual.

O conhecimento sobre essas peculiaridades do produto tem como objetivo garantir que o cliente leve o que ele quer: os benefícios. Os benefícios são a diferença que aquele produto faz na vida dos clientes. Peguemos, por exemplo, um celular.

Um celular possui inúmeras características, as quais variam de modelo para modelo, mas para o cliente a única coisa que importa é como aquele aparelho irá beneficiá-lo. O celular com uma melhor câmera realmente será um benefício para aquele cliente em específico? Ou ele melhor se beneficiaria por um aparelho com uma boa memória?

As ações de vendas criativas devem sempre estarem voltadas para auxiliar o cliente, e a ideia aqui é que, uma vez que você conheça tudo aquilo que seu produto é capaz de realizar, você saiba exatamente como ele pode ajudar seu cliente.

Após conhecer tudo o que seu produto pode fazer, vem a pergunta: e o que mais? O que mais o uso dele pode trazer?

2 – Conheça também o seu cliente, e o que ele está buscando

E claro, não basta conhecer apenas seu produto, é também preciso conhecer o seu cliente!

Cada cliente é um mundo por si só, e nunca é tão simples como “Ele precisa de um telefone, eu tenho um telefone”. Uma ação de venda criativas consiste em um mergulho na piscina no mundo do cliente, de modo que você possa descobrir exatamente como ajudá-lo.

Lembre-se, a missão de um vendedor é sempre ajudar seu cliente a resolver seus problemas. Deste modo, é importante que você sempre conheça exatamente aquilo que seu cliente busca, e melhor ainda: conhecer o que ele realmente precisa

O que está por trás de uma decisão de compra, é uma das 5 Necessidades Emocionais que David Rock ensina: Status, Certeza, Autonomia, Pertencimento, Justiça. Ele busca por Pertencimento? Veja onde e como seu produto/serviço pode lhe fornecer Pertencimento. Ele busca por Status? Dê-lhe Status. Ele busca por justiça (ele quer ter a sensação de que está fazendo um negócio justo)? Ajude-o a sentir que há justiça nessa venda!

Você deve ser capaz de descobrir aquela “vozinha” que está no inconsciente  de seu cliente, e para isso você deve saber ouvi-lo. Isso pois, apenas ouvindo seu cliente atentamente, e observando os sinais que ele emite, você será capaz de entender seus problemas, e de verdadeiramente ajudá-lo!

Para melhor lhe ajudar quanto a isso, eu lhe aconselho a leitura do artigo:

Perguntas Para Identificar A Necessidade Do Cliente

E uma dica na hora de realizar ações de vendas criativas é nunca oferecer o produto de imediato! A menos que o cliente peça especificamente por aquele produto, não comece já falando do produto, converse antes e tente entender o problema do cliente.

Quando você começa já oferecendo o produto, você estará apenas assustando ao cliente!

3 – Invista em amostras grátis

Dentre as principais ações de vendas criativas, as amostras grátis com certeza devem ser consideradas!

As amostras ajudam o cliente a realizar um pequeno teste de seu produto/serviço, pois não é a mesma experiência deles terem ouvido falar, e deles efetivamente poderem testar. Avaliações positivas são sim importantes, mas não se comparam a experiência própria do cliente!

Para colocá-la em ação depende exclusivamente do tipo de produto/serviço que você está oferecendo. No caso de um produto, um “test-drive” pode ser uma boa solução, mesmo que seja na própria loja. Já em serviços um período de teste grátis pode ser uma grande solução.

Serviços de streaming, tais como HBO Max e Amazon Prime, costumam oferecer períodos gratuitos de teste, onde os clientes podem usufruir do conteúdo antes de efetivamente assinarem um plano. Com isso, a grande maioria dos usuários acaba assinando o pacote e se tornando clientes.

Sendo assim, a dica aqui é adaptar a ideia de amostra grátis de acordo com as possibilidades de seu negócio!

4 – Sorteios também são uma boa opção

Aliado as amostras grátis, os sorteios também fazem bastante sucesso.

Os sorteios permitem que, ao mesmo tempo que clientes sejam atraídos, eles também estejam mais engajados com a própria empresa em si. Ou seja, a ideia é se utilizar de sorteios como ações de vendas criativas, de modo a atrair clientes. Para isso é possível utilizar sorteios tanto presenciais quanto online.

No caso de sorteios online, através de redes sociais, o ideal é optar pelo sistema de “marque um amigo”, pois assim mais e mais pessoas estarão chegando até sua página e conhecendo seu produto. Captar novos usuários é justamente a ideia aqui, de modo que, se ao menos um deles se tornar um cliente, todo o sorteio terá valido a pena!

No caso dos sorteios presenciais, o foco deve estar tanto no prêmio em si, quanto nas condições para concorrer ao sorteio. O mais indicado é que, para concorrer, os participantes devam gastar uma certa quantia pré-estabelecida em seus produtos. Dessa maneira, quanto mais o cliente comprar, mais aumentará suas chances no sorteio!

Seja presencial ou online, ou até mesmo ambos, optar por sorteios é uma boa alternativa!

5 – Promoções no geral sempre atraem clientes

Amostras grátis e sorteios são apenas duas das várias promoções disponíveis, sendo que o mais importante é apostar em alguma delas!

São várias as opções de promoções possíveis de se realizar, seja como desconto nos preços, melhores condições de pagamento, oferta de brindes, etc. O importante é saber inovar, tendo em mente sua própria área de atuação e aquilo que mais faz sentido para você e seus clientes.

Para entender melhor sobre como utilizar essas estratégias como ações de vendas criativas, eu lhe aconselho a leitura deste artigo:

Ramp Up de Vendas: Aprenda a Colocar em Prática!

6 – Anúncios em rádios, TV e jornais locais

Você optou por utilizar promoções diversas em sua estratégia, então agora é hora de anunciá-las a seus clientes!

Uma boa maneira de realizar esse anúncio é através de rádios, TVs e jornais locais. Claro, hoje em dia a Internet não pode ser desconsiderada, e eu falarei dela abaixo, mas ainda assim há várias pessoas que se utilizam dos meios de informação tradicionais.

Tudo vai depender do seu nicho de cliente, ou seja, se você seu nicho aborda clientes mais jovens, então o melhor é investir na Internet e no meio virtual. Mas, se você busca clientes adultos, de uma outra geração, então não abra mão dos meios de informação mais tradicionais!

Mas tenha em mente também que é perfeitamente possível você anunciar em ambos os meios, principalmente se você ainda não tem sua persona muito bem definida. Deste modo você é capaz de analisar qual lhe trouxe um maior retorno, e focar mais nele nas próximas vezes!

7 – Invista nas redes sociais e utilize-as ao máximo

Hoje em dia ignorar as redes sociais é o equivalente a cair no esquecimento, ou seja, suas ações de vendas criativas devem levá-las em consideração!

Redes sociais tais como Facebook e Instagram são excelentes para focar no marketing digital e angariar cada vez mais clientes. O próprio sorteio online, o qual eu comentei mais a cima, deve ser realizado através de uma rede social de sua empresa.

Além disso, tanto o Instagram quanto o Facebook apresentam a opção de criar uma conta empresarial, o que lhe permite certos recursos que você não teria acesso em uma conta pessoal. Tais recursos são desde métricas de quantas pessoas visitam sua página, até o perfil dos clientes que lhe visitam. Ou seja, são excelentes dados para uma análise mais profunda de sua persona, bem como para ter em mente quais ações de vendas criativas mais estão funcionando para você!

Para entender melhor sobre qual estratégia utilizar em cada rede social específica, você pode conferir a leitura do artigo:

Como Atrair Clientes?

Através das redes sociais você também pode optar por investir em anúncios pagos, bem como em realizar parcerias vantajosas!

8 – Busque parcerias com influenciadores no seu nicho

Parcerias podem ser realizadas tanto de maneira virtual quanto presencial, sendo que o mais importante é que seja algo benéfico a ambos!

No âmbito virtual, realizar parcerias com influenciadores digitais é uma boa maneira de expandir seu público. Busque influenciadores que tenham um nicho similar ao seu, assim seu seguidores terão mais chance de te seguirem também, e eventualmente virarem clientes.

Já presencialmente, é sempre possível buscar parcerias com estabelecimentos/pessoas que agreguem valor ao produto/serviço que você ofereça. Mas cuidado, não busque parcerias com concorrentes diretos!

A dica aqui é realizar parcerias com nichos similares e complementares ao seu, mas nunca o mesmo. Se você, por exemplo, comercializa celulares, uma boa parceria seria com uma empresa que comercializa acessórios para celulares, tais como fones de ouvido, capinhas, etc.

9 – Invista em sites e blogs

Ainda focado no meio virtual, mas agora desfocando um pouco das redes sociais, uma boa estratégia é investir também em sites e blogs especializados, o famoso blog corporativo!

Optar por um blog corporativo fará com que não apenas seu público alvo seja atraído, mas sim todos aqueles que pesquisarem sobre determinado tópico que você aborde. É possível citarmos como exemplo uma agência de marketing digital.

O objetivo principal de uma agência de marketing digital é auxiliar os clientes a terem maior facilidade de alcançarem seus próprios clientes. Assim sendo, a criação de um blog corporativo, onde você traga notícias e técnicas sobre marketing digital, atrairá várias pessoas até você.

Dessa maneira, você acabará se firmando como especialista no assunto, com mais e mais pessoas vindo até você sempre que quiserem entender mais sobre aquilo.

A dica aqui é justamente aliar essas informações e novidades sobre o produto, com um “Call to action” que você fará, convidando os leitores a conhecerem mais sobre o seu próprio produto/serviço.

10 – Colete testemunho de seus clientes

Quando pesquisamos sobre um produto, principalmente na Internet, sempre analisamos antes o que os clientes tem a dizer sobre aquele produto. Exatamente por isso é importante coletar testemunho de seus clientes!

Seja em suas redes sociais, seu site corporativo, ou na própria página de vendas de seu produto, você deve sempre separar um espaço onde seus clientes possam comentar sobre ele. Os testemunhos podem tanto ser positivos quanto negativos, mas esse é um risco que você terá, inevitavelmente, de correr.

Apagar testemunhos negativos de clientes somente irá reforçar o aspecto negativo de seu produto/serviço, então o correto é nunca fazer isso. Em resposta você pode sempre entrar em contato com o cliente insatisfeito, buscando entender o motivo de sua insatisfação e fazer de tudo para que ele possa ter uma boa experiência.

Em contrapartida, quando um cliente sente que está sendo ouvido, outros clientes se sentiram confortáveis para também se expressarem.

Então a dica aqui é prezar pelo depoimento de seus clientes. Voltando ao exemplo de uma agência de marketing digital, uma excelente maneira de reforçar sua eficiência é coletar avaliações de seus clientes.

Quando um cliente procurar pela sua agência de marketing digital, ele gostará de conferir quais clientes você já atendeu, de modo que ele próprio possa ir até estes clientes e conferir seus resultados.

E no caso de uma avaliação negativa, não se desespere, procure sempre entender o que houve e ajudar o cliente!

11 – Programas de indicação e de fidelidade!

E por fim, o pós-venda é uma das etapas mais importantes de uma venda!

É um erro comum achar que a venda termina no momento em que a negociação é concluída, quando, na verdade, ainda há muito a ser feito. O pós-venda é etapa importante, pois é neste momento que o cliente decidirá se a venda realmente lhe trouxe os benefícios desejados.

A dica é sempre perguntar ao cliente, após a venda, se ela o satisfez, e se ainda há algo com que você possa auxiliá-lo. O objetivo é sempre realizar a fidelização do cliente, de modo que, sempre que necessário, ele retorne até você. Para entender mais sobre esse processo de fidelização é só conferir o artigo:

Como Fidelizar Clientes: 10 estratégias para te ajudar!

E aliado a essa ideia de fidelização de clientes, um programa de indicação também entra nessa lista de ações de vendas criativas que merecem ser levadas em consideração. Um cliente satisfeito sempre irá espalhar a palavra e falar positivamente de seu produto/serviço para seus conhecidos, mas e se você pudesse incentivá-lo a fazer isso?

A ideia por trás de um programa de indicação está em justamente oferecer benefícios ao cliente por cada novos clientes que ele indicar. A dica então é definir bem quais serão esses benefícios (produtos, descontos, etc), definir as condições (indicação de X clientes) e espalhar isso.

Em breve o “boca-a-boca” se espalhará, e cada vez mais clientes estarão recrutando novos clientes, de mdo que você apenas tenha a ganhar com isso!

Como dito no início, todas essas ações de vendas criativas apresentadas são padrões, sendo que o ideal mesmo é que você as modifique para usar em seu negócio em específico. Mas não importa por qual delas você optar, com certeza elas lhe renderão um maior retorno!

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