Conversão de Vendas: O Que É e Como Calcular!

Aumentar a taxa de conversão de vendas é o objetivo principal de qualquer vendedor.

Principalmente nos momentos em que as vendas parecem fracas e os ganhos são baixos ou quase nulos, torna- se importante para qualquer vendedor retornar os fundamentos de vendas. Neste momento é hora de revisar todos os processos dos estudos que fez até ali. 

Tudo na vida é um processo. Da mesma forma que uma pessoa passa por um processo de estudos do primário até o ensino superior, o prospect (potencial cliente) também passa por processos até realizar a compra. 

A conversão de vendas nada mais é do que isso: um processo.

Mas como esse procedimento de vendas funciona? Como o prospect se torna um lead, e o lead se torna cliente? Como essa conversão de vendas funciona?

O que é conversão de vendas

O que é conversão de vendas
Entenda o que é, e qual a real importância da conversão de venda – Fonte: IBRESP

Converter é sobre transformar, desse modo, quando falamos sobre conversão de vendas, estamos falando de leads que se converteram em clientes.

Por exemplo, no momento que o lead realiza uma compra, ele se converte em cliente, ou seja, realiza-se uma conversão de vendas. Contudo, a conversão de vendas não é apenas sobre isso. 

Para que a conversão de vendas possa acontecer mais facilmente, o prospect precisa passar pelo funil de vendas. 

O que é e como funciona o funil de vendas

O principal trabalho de um vendedor não é vender, é ajudar o cliente a tomar a decisão que ele precisa tomar, no processo de compra.

Para ajudar o cliente a decidir se deve comprar ou não, o vendedor precisa, antes de mais nada, conhecer o funil de vendas. 

O funil de vendas deve ser montado pensando na jornada do potencial cliente, ou na persona que se deseja alcançar. Na sua forma mais básica, o funil de vendas possui 3 partes: topo, meio e fundo. 

Topo do funil – Visitante se torna um prospect

Antes de se pensar em conversão de vendas, no topo do funil, o vendedor precisa capturar a atenção de um visitante para transformá-lo em prospect.

Meio do funil – Reconhecendo o problema e buscando soluções

No meio do funil não lidamos mais com visitantes ou prospects, mas sim com os leads

Os leads são os visitantes que descobriram os seus produtos e querem saber mais sobre ele, sendo assim, eles são os potenciais clientes. 

Durante essa etapa, os leads ainda estão em dúvida sobre como resolver o problema, e qual solução escolher. Sendo assim, aqui é um momento crítico, pois o vendedor deverá saber o fundamento mais essencial das vendas: ajudar o cliente!

Fundo do funil – a compra

Finalmente, a última etapa, onde tudo se afunila para o grande final: o lead realiza a compra, ou seja, se torna cliente.

Agora o lead confia nos seus produtos e serviços, na sua empresa e nos seus vendedores. É nesse momento que você vende o seu produto e é capaz de converter o lead em cliente, ou seja, realizar uma conversão de vendas. 

Vale sempre lembrar que a fidelização de clientes é algo que todo vendedor sempre busca. Para entender melhor como todo o processo de fidelização funciona, eu lhe aconselho a leitura do artigo:

Como Fidelizar Clientes: 10 estratégias para te ajudar!

Agora que falamos sobre como o funil de vendas funciona e como isso afeta a conversão em vendas, precisamos falar de outra coisa importante: a taxa de conversão de vendas. 

Como realizar a taxa de conversão em vendas

Antes de mais nada, para saber o quanto estamos ganhando no total de vendas, é necessário saber fazer a taxa de conversão de vendas. 

Para fazer o cálculo, precisaremos dividir a quantidade de conversões de um determinado período de tempo pela quantidade de visitas ou contatos.

A fórmula dessa métrica é feita deste modo:

(conversões/quantidade de contatos) x 100 = taxa de conversão (em %)

Exemplo:

Seu site recebeu 1000 visitas e 500 registros de clientes no mês de maio. Sendo assim, nós temos que:

500/1000 x 100 = 0,5

Portanto, sua taxa de conversão de vendas no mês de maio foi de 50%

A conversão de vendas é um assunto importante para qualquer  vendedor, pois caso o objetivo seja aumentar seus lucros, deverá ser feito muitos estudos, e conhecer várias técnicas (como o funil de vendas) para ter sucesso em sua carreira. 

Não desista, sempre siga em frente com seus estudos como vendedor, contanto que não pare, uma hora chegará no seu objetivo!

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