Na busca para chamar a atenção dos clientes tudo é válido, inclusive a utilização de frases específicas para este objetivo!
O bom vendedor deve saber a maneira correta de prender a atenção de seus clientes como, por exemplo, utilizando frases que façam despertar o interesse do cliente. O que faz com que o cliente, ou qualquer outra pessoa, realmente lhe escute é quando você toca em uma parte sensível de sua vida.
Falar sobre crescimento de vendas, para um cliente que vem enfrentando problemas com suas vendas, é uma ótima maneira de se fazer ouvir. Todos nós ficamos com a atenção presa em coisas que não estão bem, que não funcionam como deveriam.
Neste artigo eu irei lhe apresentar algumas frases que poderão lhe auxiliar na hora de chamar a atenção de seus clientes, bem como o momento ideal para utilizá-las!
Como chamar a atenção de seus clientes?
Na era tecnológica em que vivemos, aumentam-se os caminhos para chegar até os clientes, mas em compensação torna-se mais difícil chamar a atenção. Banners, comerciais, redes sociais, todas as estratégias para chamar a atenção são utilizadas, mas nem sempre são eficazes.
Atualmente os clientes são bombardeados de informações a todo momento, e se sua mensagem não captar a atenção deles nos primeiros segundos, ela será ignorada. O Marketing de Atenção tem como definição a “regra dos 8 segundos“.
Essa regra dita que você tem exatos 8 segundos para chamar a atenção de seu cliente, antes que ele perca completamente o interesse. Trata-se de uma regra comumente utilizada para a internet e redes sociais, porém é possível traçarmos um paralelo dela para com o contato direto com o cliente.
Neste cenário, você possui apenas alguns poucos segundos para chamar a atenção de seus clientes, então como fazer isso? São várias as frases e técnicas que podem ser utilizadas para chamar a atenção de seus clientes, mas de início vamos focar em algo que você não deve fazer, cair na armadilha do vendedor falador!
Não caia na armadilha do vendedor falador!
Em uma primeira interação entre o vendedor e o cliente, há apenas alguns segundos para captar sua atenção. Isso faz com que muitos vendedores caiam na armadilha do vendedor falador, e comecem a falar incessantemente.
Na mídia é comum associarmos a imagem do vendedor com aquele profissional de “boa lábia”, capaz de levar qualquer um na conversa. Porém, na vida real, este tipo de vendedor não encontraria sucesso, pois não se trata do quanto você fala, mas sim do que você fala que captura a atenção do cliente.
Você possui apenas alguns segundos para chamar a atenção de seus clientes, assim sendo, o ideal é utilizar frases específicas que poderão lhe ajudar neste objetivo. Frases que chamem a atenção, e que tenham relação direta com um momento que o cliente está passando, são as mais aconselháveis a se utilizar.
Uma vez que as frases tenham surtido efeito, e você tenha conseguido chamar a atenção de seus clientes, saiba ouvi-los. Tenha sempre em mente que o principal objetivo de um vendedor é ajudar o cliente a resolver seus problemas, e você só conhecerá os problemas de seu cliente se souber ouvi-lo!
Para conferir exemplos de perguntas que lhe ajudarão a entender melhor os problemas de seu cliente, eu lhe aconselho a leitura do artigo a seguir:
Dicas de frases para chamar a atenção de seus clientes
Uma vez que você entenda que possui apenas alguns segundos para chamar a atenção de seus clientes, eu separei a seguir algumas dicas e frases que poderão lhe ajudar!
1 – Seja responsável, e não aborde certos assuntos
Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve sempre ter em mente é que a atenção é a matéria-prima mais importante do ser humano!
É possível fazermos um paralelo entre influencers famosos, onde pessoas com milhões de seguidores possuem mais influência do que pessoas com poucos seguidores. Atualmente, o atleta Cristiano Ronaldo possui o perfil com o maior número de seguidores no mundo, são mais de 400 milhões de pessoas!
São mais de 400 milhões de pessoas ao redor do mundo dando seu tempo para acompanhar tudo o que o jogador posta. Em 2021 o jogador chegou a cobrar até 1,6 milhões de dólares por cada um de seus posts no Instagram, reforçando o quão importantes e valiosas são as pessoas capazes de capturar a atenção.
Porém, com uma grande influência há também responsabilidades que devem ser seguidas. Jamais utilize frases para chamar a atenção de seus clientes se você não tem realmente o que lhes oferecer!
Não é raro vermos pessoas do lado de fora de uma loja, cujo objetivo é atrair a atenção dos clientes. Para tal elas podem usar placas chamativas, microfones e até mesmo fantasias diversas. Entretanto, esta não é a melhor maneira de chamar a atenção de um cliente!
Seu cliente deseja uma solução para seu problema, ele não quer ser enganado ou feito de bobo.
Outra dica importante é evitar utilizar temas mais sérios, como por exemplo um grande escândalo/evento que esteja acontecendo atualmente. Iniciar uma conversa apresentado informações sobre este evento ao cliente fará com que ele lhe dê atenção, atenção esta que logo será perdida, no momento em que o assunto for finalizado!
Ou seja, a grande dica aqui é utilizar frases e tópicos específicos, que possam chamar a atenção de seus clientes, preferencialmente que tenham relação com assuntos que ele esteja enfrentando no momento.
Mas antes de focarmos a atenção exclusivamente no cliente, há estratégias mais gerais que você pode utilizar para chamar atenção, como por exemplo frases dramáticas e provocativas.
2 – Frases dramáticas para chamar atenção
O vendedor é responsável por prender a atenção de um cliente durante uma reunião, enquanto a equipe de marketing busca prender a atenção do cliente através de suas várias campanhas publicitárias. Comerciais, outdoors, folhetos e similares tem uma janela de tempo muito curta para prender nossa atenção, sendo assim não é raro ver chamadas dramáticas utilizadas com este intuito.
O drama sempre acaba por atrair consumidores, mesmo que se trate de promessas impossíveis, ou difíceis, de serem alcançadas. Exemplos que se adéquem a esta premissa são:
- Perca peso sem fazer dieta;
- Este produto foi testado e aprovado por diversos especialistas da área;
- Dobre suas vendas e reduza suas despesas, saiba como aqui!
Estas são frases que fazem grandes promessas ao seus clientes, e exatamente por isso elas chamam a atenção. Lembre-se de que seu cliente tem sempre um problema a ser resolvido, então se você começar tocando justamente na solução para este problema, ele irá lhe ouvir!
Entretanto, vale ficar atento quanto ao uso das frases dramáticas!
Isso pois você deve, obrigatoriamente, possuir uma resposta para aquilo que você está oferecendo. A um primeiro momento seu cliente se mostrará atraído pelo o que você tem a dizer. Porém, no menor sinal de que você está tentando enganá-lo, toda a confiança será quebrada!
Você nunca deve se aproveitar de uma situação, ou tentar enganar seu cliente!
3 – Surpreenda!
Utilizar o elemento surpresa ao seu favor é outra boa estratégia aqui!
Aqui estou me referindo a estratégia de surpreender seu cliente com condições especiais, com aquela “promoção imperdível”. Um cliente que recebe uma ligação inesperada de seu vendedor, lhe oferecendo um maior desconto em uma próxima compra, estará tentado a fechá-la, mesmo que ele não necessite dela de imediato.
Frases de surpresa podem ser utilizadas para chamar a atenção imediata de seu cliente, e em seguida os tornar mais aptos a fechar um negócio. Exemplos de frases que podem ser utilizadas são:
- Estou ligando para lhe informar que você acaba de receber um bônus na sua próxima compra;
- Eu posso lhe oferecer um desconto de 10% para seu pedido do próximo mês, caso você o realize agora;
- Se você se inscrever hoje, posso lhe conseguir um desconto, e ainda lhe enviar um ebook grátis.
São várias as opções disponíveis, dependendo do tipo de produto/serviço que você ofereça, bem como do perfil de seu cliente. Entretanto, a ideia é uma só, oferecer condições especiais e “imperdíveis” ao cliente, com frases que chamem sua atenção desde o início, de modo que você possa desenvolver melhor sua proposta.
Lembre-se também de não deixar estas frases para o final da conversa, pois seu objetivo é fisgar a atenção de seus clientes o quanto antes!
4 – Frases provocativas para chamar a atenção
Outra maneira de atrair a atenção de seus clientes é se utilizar de frases provocativas, as quais exijam uma resposta do cliente.
Há maneiras mais suaves e mais bruscas de utilizar as frases provocativas, porém o objetivo é sempre o mesmo, provocar o cliente a ponto dele se ver obrigado a pensar em uma resposta. Exemplos de perguntas provocativas que podem ser utilizadas são:
- Por que você paga além do necessário por este serviço, sendo que pode ter acesso aos mesmos benefícios, mas por um menor valor?
- Você acha realmente que ficará rico enquanto continuar trabalhando apenas para outras pessoas, e não para você mesmo?
- Se você é um profissional tão bem sucedido como alega ser, então por que ainda não possui uma renda de 6 dígitos?
- Não seria bom se houvesse uma maneira de você aumentar suas vendas, e consequentemente os seus rendimentos?
Todas estas são frases provocativas, e que tocam diretamente em alguma ferida do cliente, em algo que ele sabe que tem de melhorar. Quando você consegue atingir diretamente um problema que o cliente tem, ele também espera que você possa lhe oferecer uma solução, ou seja, ele estará propenso a ouvir o que você tem a dizer.
Mas lembre-se, somente ofereça aquilo que você pode cumprir. Iniciar uma interação com o cliente com uma dessas frases, sem term uma alternativa para oferecê-lo, apenas o deixará zangado, quebrando qualquer confiança que exista entre vocês.
Vale também prestar atenção ao que todas estas frases acima tem em comum, todas elas são perguntas. É importante que tais frases sejam feitas como perguntas, pois a pergunta em si leva uma autorização, para que o cliente não se sinta invadido!
5 – Aborde assuntos críticos em que o cliente esteja passando
E por fim, a última dica é saber personalizar suas frases para aqueles clientes em específico, de modo a chamar a atenção deles.
Imagine, por exemplo, que você utilize a seguinte frase para um cliente que esteja enfrentando problemas com uma receita menor do que o esperado:
“Eu tenho ajudado muitos clientes a melhorar sua receita, a partir das ideias e dos produtos que eu vendo, e eles hoje me agradecem por ter feito isso. Eu gostaria muito de poder compartilhar essas experiências com você!”
Você iniciou uma conversação tocando em um assunto que é problema para seu cliente, a receita. Neste cenário aumenta-se as chances dele te ouvir, dele levar o que você tem a dizer em consideração.
O mesmo pode ser aplicado a qualquer uma das frases apresentas acima, desde que elas se adaptem a realidade atual daquele cliente. Um cliente que procure meios para aumentar seu rendimento se sentirá atraído pela frase “Não seria bom se houvesse uma maneira de você aumentar suas vendas, e consequentemente os seus rendimentos?”.
Mas como você pode ter certeza de que frase utilizar para chamar a atenção daquele cliente em específico? Através de pesquisas!
Esta estratégia é aplicável quando você possui o tempo necessário para se preparar, para pesquisar sobre seu cliente. Assim sendo, o melhor a se fazer é pesquisar por sua empresa, em suas redes sociais, entrando em contato com seus funcionários e em quaisquer outras fontes que seja possível encontrar informações.
Você deve realmente estudar seu cliente, de modo a saber o que o incomoda, e onde está sua atenção, de modo que você possa apresentar uma solução aos fatores críticos que ele enfrente!
O que fazer quando o cliente não lhe dá atenção?
Mas e quando o cliente parece simplesmente não estar nem um pouco interessado no que você tem a oferecer?
Há situações em que o cliente estará presente, mas irá parecer alheio a tudo o que você diz, como se ele não estivesse ali. Acredite, o cliente sempre está atento a tudo que você diz, mesmo que ele não deixe isto transparecer a um primeiro momento!
Um cliente que demonstra indiferença, que olha para os lados ou mexe no celular enquanto você fala, está apenas lhe testando. Neste cenário ele está lhe informando que:
“Eu não vejo que, se eu lhe der minha atenção, você me dará algo equivalente em troca”
Lembre-se de que a atenção é a matéria-prima mais valiosa do ser humano, então por que o cliente deveria lhe oferecer ela se você não possui nada para lhe dar em troca?
Há vendedores que ficam magoados com essa atitude do cliente, o que não é a atitude certa a se tomar. Esta situação apenas reforça a necessidade de se estudar sobre o cliente antes.
Se você está convicto de que possui uma solução para o problema daquele clilente, então tudo o que lhe falta é tocar no assunto da maneira correta. No momento em que você transparecer ao cliente que realmente é capaz de ajudá-lo, pode ter certeza de que ele lhe dará sua atenção!
Já no caso de vendas em varejo, onde não é possível se informar previamente sobre o cliente, haverão casos onde o cliente realmente não lhe dará sua atenção, pois aquele não é um assunto que o interesse. Peça ajuda a sua intuição e veja se ela lhe dá alguma pista. Caso isso não funcione, o melhor a fazer é não se deixar abater, e ter em mente que sempre haverá um próximo cliente para abordar!