Como Aumentar as Vendas: 4 Dicas Para Lhe Ajudar!

A melhor maneira para aumentar suas vendas, é aproveitando ao máximo todas as suas oportunidades!

Pode parecer óbvio, mas a prática costuma ser mais complexa do que a teoria. Neste artigo eu separei justamente algumas dicas para colocar em prática, e que irão lhe ajudar no objetivo de aumentar suas vendas, de modo que você consiga bater suas metas!

Como aumentar suas vendas?

Como aumentar suas vendas?
Confira abaixo algumas dicas para lhe ajudar a aumentar suas vendas – Fonte: GestãoClick

Vamos supor que você possua um pomar de laranjas, e tenha como objetivo fazer um suco a partir deste pomar. Neste cenário, com todo um pomar a sua disposição, você pode se dar ao luxo de utilizar as laranjas a vontade, afinal de contas, há muitas em sua disposição.

Entretanto, o que mudaria neste exemplo caso você tivesse apenas uma única laranja para fazer seu suco? Você precisaria ser capaz de aproveitá-la muito bem!

Visando aumentar suas vendas, nós podemos transportar este mesmo exemplo para uma realidade com clientes, onde cada cliente é indispensável, e você deve saber aproveitar cada contato muito bem.

Assim sendo, abaixo eu separei algumas dicas para lhe ajudar a aumentar suas vendas e melhor aproveitar tais contatos!

1 – Busque sempre mais

Antes de mais nada, o processo para buscar pelo aumento de vendas começa de você, onde você deve tomar uma decisão pessoal e partir para a busca de clientes maiores.

É sempre mais fácil vender para clientes pequenos e médios, ou até mesmo para clientes que você já conhece e já vendeu antes. Entretanto, se você é uma pessoa que deseja mais para sua vida e para sua empresa, então o único meio de crescer é ir atrás de clientes ousados, difíceis, grandes, desafiadores.

Se você deseja mais, deve ir atrás de mais. Não espere resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa!

Tenha em mente que o processo de vendas se manterá o mesmo, porém agora você precisará jogar com vários interlocutores ao mesmo tempo. O que pode parecer um desafio a primeira vista, com o tempo não passará de apenas mais um processo a ser realizado!

A dica aqui é que a um primeiro momento você não fique muito apegado a resultados. Não importa se você não conseguir, o importante mesmo é ir tentando sempre.

Somente o fato de você decidir ir atrás de mais, de que merece mais, já é um grande diferencial de sua parte!

2 – Qual o assunto crítico de seu cliente?

A função de um vendedor é auxiliar seu cliente para que ele seja capaz de resolver seu problema, o seu assunto crítico, mesmo que em alguns casos nem mesmo o cliente saiba que possui um problema.

Assim sendo, seguindo esta linha de pensamento, visando aumentar as vendas, há determinadas perguntas sobre o cliente que você deve saber responder, preferencialmente antes mesmo de se encontrar com ele pela primeira vez. Perguntas tais como:

  • Qual é o assunto crítico do cliente?
  • O que é grave para o cliente e que você pode ajudá-lo?
  • O que é grave que está o prejudicando (negócio, lucro, vida) e você pode ajudá-lo?

Mas como pode ser possível saber responder tais perguntas antes mesmo de se encontrar com o cliente pela primeira vez? Através de pesquisa!

O aconselhável é que, antes de abordar o cliente, você pesquise o máximo possível sobre ele. Para tal, você pode utilizar as redes sociais, tais como Instagram e LinkedIn, bem como se consultar com conhecidos e colegas de profissão. Tudo o que lhe ajudar a entender mais sobre os problemas do cliente é válido.

Porém, nem sempre será possível utilizar desta abordagem, e neste cenário você terá de descobrir o assunto crítico do cliente conforme se comunicam. Sendo assim o diálogo será seu maior aliado, mas desde que você saiba executá-lo!

Não caia na armadilha  de se tornar um “folheto falante”, aquele vendedor que costuma falar bem mais do que o próprio cliente, quando, na verdade, o aconselhável é justamente o oposto. Deixe que o cliente fale sobre todas as suas dores, sobre tudo aquilo que o aflige, e sempre demonstre interesse por tudo o que ele diz.

Caso o cliente perceba uma falta de interesse, ou descaso, por parte do vendedor, há grandes chances de que a venda não seja realizada!

Além disso, a menos que você esteja tratando com um cliente especial, onde já exista uma relação de confiança entre vocês, não é aconselhável que você o aborde diretamente perguntando sobre seu assunto crítico. Sua abordagem não deve ser perguntar sobre o que ele precisa, mas sim se apresentar dizendo:

“Eu sei que nos tempos em que vivemos, empresas como a sua costumam ter bastantes desafios. Vencer estes desafios é uma coisa que te interessa conversar?”

3 – Qual sua solução para aquele problema?

Uma vez que você tenha identificado o problema do cliente, você deve ser capaz de resolvê-lo!

Lembre-se de que a função de um vendedor é justamente ajudar seu cliente a resolver seu problema, então, para aumentar suas vendas, é necessário que você já aborde seu cliente com uma solução em mente.

Aqui um lembrete muito importante: controle seu ego! 

Veja como: você, claro, está convencido de que sua solução é perfeita para o problema de seu cliente. Mas será que para ele esta solução aparenta ser perfeita?

Pratique paciência e humildade, descobrindo como seu cliente vê sua solução, e caso ele não veja igual a você, ajude-o a perceber os benefícios da mesma.

Ao conhecer uma solução para aquele problema, você automaticamente se tornará mais atraente para seu cliente, além de conseguir aumentar suas vendas, pois você estará atraindo mais pessoas que queiram falar com você.

Assim sendo, sempre possua uma solução em mente antes de entrar em contato com o cliente. Porém, no caso de um primeiro contato com o cliente, caberá ao vendedor buscar uma solução mediante a interação que vem tendo com o cliente.

Se o problema do cliente puder ser atendido por sua linha de atuação, com o produto/serviço que você disponibilize, há várias técnicas que você pode utilizar para captar a atenção do cliente. Para entender melhor sobre tais técnicas, eu lhe aconselho a leitura dos seguintes artigos:

Frases Para Chamar Atenção de Clientes

Estratégias de Negociação

Entretanto, haverá clientes os quais você não será capaz de ajudar, o que não é um motivo para se desesperar. Isso apenas indica que eles não fazem parte do seu nicho, do seu público, o que só mostra o quão importante é saber segmentar seus clientes!

4 – Tenha sempre acesso aos números!

Uma vez que você já tenha identificado o assunto crítico de seu cliente, bem como a solução que você possui para aquele problema, o próximo passo para aumentar suas vendas é demonstrar tudo isso para o cliente, através de números e dados!

Você possui um produto que é capaz de diminuir os gastos de seu cliente? Em quanto exatamente?

Vendedores de alto nível não abordam um cliente apenas com uma manchete em mãos. Se você realmente deseja alavancar as vendas, precisará ter sempre algumas informações em mãos, tais como fatura e custos.

Com tais dados em mãos, você precisará apresentá-los ao cliente de uma maneira convidativa, como por exemplo:

  • “Sr. cliente, com este meu produto você será capaz de economizar até 15% em seus gastos, lhe interessa saber mais?”
  • “De quanto estamos falando se você pudesse economizar 15%?”
  • “O que você faria com esse dinheiro extra, se eu pudesse lhe ajudar a economizar esta quantia?”

Aparecer com dados em mãos, e utilizar as perguntas certas, é a maneira ideal de abordar seu cliente e conseguir aumentar suas vendas!

Não há uma fórmula mágica, ou rápida, para aumentar suas vendas, mas utilizando as dicas acima você com certeza estará mais perto desse objetivo, e conseguirá bater suas metas. E caso deseje se aprofundar ainda mais no tema, eu lhe convido a conferir o curso a seguir, e ao se especializar, se diferenciar em um mercado tão competitivo:

Venda Consultiva Online

Fale conosco